Mesa Carretel - Parte #01

Com a Nerdecora e tendência de DIY, todos ganhamos. O meio ambiente fica livre de materiais que demorariam para decompor e nós ganhamos móveis lindos, originais e únicos. É pensando nisso que vamos ensinar aqui como fazer uma mesa de carretel. Para quem não sabe, a bobina de madeira é usada originalmente para guardar fios, cabos e cordas. Porém, com um pouco de criatividade, ela pode virar uma mesa de carretel que pode ser usada nos mais diversos ambientes da casa, dando um charme extra à área externa ou à sala, por exemplo.



Materiais usados nessa primeira parte:

  • Bobina de madeira - Qualquer tamanho
  • Massa para correção de madeira madeira 
  • Lixa para madeira - Grão 50 e grão 100
  • Tinta aerosol da cor final do móvel
  • Corda de sisal (opcional) 


Para começar, preenchemos todos os buracos indesejados com a massa para madeira, eu usei uma massa qualquer que já tinha em casa, se você for pintar a mesa posterior mente pode ser de qualquer cor, a menor e a mais baratinha :D  

Você pode usar uma espátula própria para isso ou uma régua, é importante manter bem liso esse preenchimento com a massa para facilitar o processo com a lixa. 



Antes de começar a lixar sua mesa de carretel, coloque suas luvas de borracha ou use uma superfície para apoiar a lixa. Como um pedacinho de madeira por exemplo. 

Muito possivelmente seu carretel vai ter farpas e pregos salientes, então é indispensável que você se proteja. 

Pinte da cor que quiser usando a tinta spray e não se esqueça de proteger bem o rosto para não respirar aerosol. 



Quanto custa fazer uma mesa de carretel?

Depende.  Na internet é possível achar carretéis que custam, em média, entre R$ 100 e R$ 200. Já pronta, a mesa feita de carretel fica mais cara, mas os valores variam bastante também. Você também pode procurar em lojas de materiais de contrução e achar por preços bem mais em conta, pode até mesmo procurar em uma contrução própriamente dita, muitos são jogados fora, é nessa hora que você vai economizar bastante, quem sabe até fazer um dinheirinho com um trabalho artesanal.  

Se você não gosta de ter muito trabalho, uma peça em melhor estado pode custar um pouco mais, mas vale mais a pena investir nessas para serem melhor aproveitadas e mais fáceis de trabalhar. Caso o carretel tenha pedaços podres, por exemplo, você terá que usar muita massa para deixá-la utilizável novamente e ainda corre o risco de no final das contas não conseguir o visual que esperava.

Na segunda parte de nosso vídeo vamos terminar a mesa e fazer o acabamento colocando um tampão.

Até lá!